PADF e Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos assinam Acordo de Cooperação Técnica

A Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF) e a Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEIRDH) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica, unindo esforços para um trabalho mais estreito no fortalecimento das políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos humanos.

Com início em 2022, o programa Trabalho Justo, financiado pelo Escritório do Departamento de Estado (EUA) para Monitorar e Combater o Tráfico de Pessoas, visa erradicar o Trabalho Análogo ao de Escravo na Pecuária, aprimorando os mecanismos institucionais para reduzir a incidência de violações do trabalho análogo ao de escravo na pecuária, no estado do Pará.

Entre as atuações do Acordo de Cooperação Técnica estão o enfrentamento ao trabalho análogo ao de escravo e ao tráfico de pessoas, a promoção dos direitos humanos de minorias e o acesso aos direitos e à justiça.

“A celebração desta parceria entre a PADF e a Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos marca mais um relevante avanço do Governo do Pará na promoção dos Direitos Humanos e do desenvolvimento socioeconômico sustentável da Amazônia, reforçando, ainda, o compromisso governamental de combater as desigualdades e manter o Estado do Pará na vanguarda das ações que objetivam a erradicação do Trabalho Escravo”, ressalta o Secretário de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos – SEIRDH, Jarbas Vasconcelos.

A cooperação entre a PADF e a SEIRDH já vem ocorrendo desde a criação da Secretaria este ano e no mês passado realizaram juntas o II Colóquio Internacional sobre Trabalho Análogo ao de Escravo na Pecuária, no Pará, que teve como um dos objetivos fortalecer a atuação da COETRAE (Comissão Estadual de Erradicação ao Trabalho Escravo), compartilhar os avanços do Programa Trabalho Justo da PADF e apoiar na implementação do fluxo nacional de atendimento às vítimas de trabalho análogo ao de escravo no Pará.

“Celebrar esse Acordo com a SEIRDH é de suma importância para o Programa Trabalho Justo e para a PADF, pois a missão da Secretaria e da PADF se assemelham na promoção dos direitos humanos, do acesso à justiça e do trabalho decente. Desde o primeiro momento, encontramos muita sinergia com a Secretaria para fortalecer as capacidades do estado do Pará em responder as graves violações contra a dignidade dos trabalhadores reduzidos a condição de escravidão”, destaca Irina Bacci, diretora técnica do Programa Trabalho Justo, da PADF.

A Cerimônia para assinatura do Acordo de Cooperação Técnica foi realizada na última terça-feira, dia 10 de outubro, no Auditório Hailton Correa Nascimento (2º andar), no Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) – UFPA, após Roda de Conversa sobre a Construção da resposta à Erradicação ao Trabalho Análogo ao de Escravo na cadeia produtiva da pecuária no estado do Pará, e contou com a participação do Secretário Jarbas Vasconcelos (SEIRDH) e Profª Dra. Valena Jabob, diretora do Instituto de Ciências Jurídicas e Coordenadora da Clínica Jurídica de Trabalho Escravo (UFPA).

Sobre a PADF

A Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF) acredita na criação de um hemisfério de oportunidades para todas as pessoas. Trabalhamos em toda a América Latina e o Caribe para fazer nossa região mais forte, mais saudável, pacífica, justa, inclusiva, resiliente e sustentável para gerações atuais e futuras.

Há 60 anos, servimos as comunidades mais vulneráveis, investindo recursos em todo o hemisfério. Trabalhamos em parceria com a sociedade civil, governos e o setor privado pelo bem da região.

A PADF é uma organização sem fins lucrativos estabelecida pela Organização dos Estados Americanos (OEA) em 1962.

U.S. flag
Logo PADF

Esta página web foi financiada pelo Departamento de Estado dos EUA. As opiniões, constatações e conclusões aqui expressas são do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as do Departamento de Estado dos EUA.

Share this:

Like this:

Like Loading...