Identificação de melhores práticas, engajamento do setor privado da pecuária no Pará e ainda o treinamento de representantes da indústria da carne bovina, para que aprimorem suas práticas trabalhistas a partir do panorama atual na cadeia da pecuária no estado. Essas são as principais ações que o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) – Rede Brasil irá realizar como novo sócio local da Fundação Pan-Americana Para o Desenvolvimento (PADF) no Programa Trabalho Justo.
O Pacto Global é o novo parceiro da PADF para reduzir a incidência de violações de trabalho escravo no Pará por meio de atividades junto à iniciativa privada. o impacto mais esperado dessa iniciativa é a de que 23 organizações e empresas paraenses e 90 líderes do setor se engajem em práticas de trabalho justo e decente – que garantam que os trabalhadores sejam tratados com dignidade e respeito, tenham oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, e possam desfrutar de uma vida digna e sustentável.
“Essa parceria é muito importante para os resultados do Programa Trabalho Justo. Conscientizar e envolver produtores rurais e demais empresas da indústria da carne é estratégia fundamental para promover o trabalho decente na cadeia de valor da pecuária”, comenta Irina Bacci, Diretora Técnica da PADF.
A iniciativa envolverá o setor privado com atuação no Pará, em especial em Marabá, Ulianópolis, Itupiranga, São Félix do Xingu, Redenção e Dom Eliseu (PA), municípios onde há incidência de casos de trabalho escravo e que a PADF desenvolve atividades do Programa Trabalho Justo.
Uma das primeiras atividades de campo do Pacto Global da ONU é a realização de um mapeamento de atores locais e a organização de fóruns de engajamento com produtores rurais nestes municípios.
As atividades têm sinergia com o Movimento Impacto Amazônia, que o Pacto Global desenvolve para implementar iniciativas e projetos para assegurar que operações e cadeia de valor das empresas não contribuam com o desmatamento e promovam ações para manter a floresta em pé até 2030.
O Programa Trabalho Justo tem o objetivo de reduzir a incidência de violações de trabalho escravo no Pará e é financiado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. Já o Pacto Global da ONU é uma iniciativa que convoca empresas de todo o mundo para que alinhem suas operações e estratégias a princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, por meio de práticas corporativas responsáveis.
A Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF) acredita na criação de um hemisfério de oportunidades para todas as pessoas. Trabalhamos em toda a América Latina e o Caribe para fazer nossa região mais forte, saudável, pacífica, justa, inclusiva, resiliente e sustentável para gerações atuais e futuras. Há mais de 60 anos, servimos as comunidades mais vulneráveis, investindo recursos em todo o hemisfério. Trabalhamos em parceria com a sociedade civil, governos e o setor privado pelo bem da região.
Camila Payan
Thematic Senior Director – Democracy, Governance, and Human Rights
Email: connect@padf.org