ABA ROLI e PADF Facilitam Workshops “Conheça Seus Direitos” para Mais de 90 Trabalhadores e Lideranças Comunitárias Rurais do Pará

No início de abril de 2024, a American Bar Association, por meio de sua Iniciativa para o Estado de Direito (ABA ROLI), realizou dois importantes workshops intitulados “Semeando e Colhendo Direitos: o trabalho digno e justo como direito humano e social”. Os eventos foram direcionados a trabalhadores e lideranças comunitárias de áreas rurais do Pará, Brasil, como parte da iniciativa “Conheça Seus Direitos”. Mais de 90 pessoas participaram, buscando aprender mais sobre seus direitos trabalhistas e a prevenção ao trabalho escravo. As ações fazem parte do Programa Trabalho Justo, apoiado pelo Escritório de Monitoramento e Combate ao Tráfico de Pessoas do Departamento de Estado dos EUA e realizado em parceria com organizações como a Fundação Pan-Americana de Desenvolvimento (PADF), a Comissão Pastoral da Terra (CPT), e a SODIREITOS (Sociedade de Defesa dos Direitos Sexuais da Amazônia).

A primeira oficina ocorreu dia 02/04/2024, na cidade de Marabá, e reuniu mais de 60 trabalhadores e lideranças comunitárias dos municípios de Marabá e Itupiranga. A atividade contou com o apoio e participação dos sócios PADF, CPT, SODIREITOS e Universidade Federal do Pará (UFPA). A segunda oficina, realizada dia 04/04/2024, contemplou mais de 30 trabalhadores do município de Ulianópolis, sendo apoiada pela PADF e a SODIREITOS.

A ABA ROLI conduziu e facilitou as oficinas por meio do consultor Vitor Hugo Moraes, que utilizou metodologias participativas e de educação popular para transmitir e debater sobre a prevenção ao trabalho escravo. A abordagem incluiu ambientação por elementos visuais e musicais, objetos para expressões artísticas dos participantes e dinâmicas interativas para favorecer o sentimento de acolhimento e valorização de cada pessoa presente.

As oficinas foram divididas em três partes: na primeira, o público debateu em grupos e em plenária sobre suas histórias, ouviram relatos de trabalhadores resgatados e refletiram sobre o direito ao trabalho como um direito humano. Na segunda seção, debateu-se sobre o trabalho digno e justo, os direitos trabalhistas e a caracterização do trabalho análogo ao de escravo. Por fim, a oficina encerrou com a identificação de estratégias para mobilizar a população e enfrentar a exploração de trabalhadores.

Os treinamentos não apenas levaram informação e conhecimento dos direitos trabalhistas aos participantes, mas também formaram mobilizadores, sensibilizando-os para o compromisso coletivo na defesa de um trabalho justo. Durante os dois dias de oficinas, os trabalhadores e líderes nas comunidades selecionadas se conheceram, trocaram experiências, se emocionaram, desenharam e expressaram suas emoções e desejos de diversas formas. Ao final, os trabalhadores demonstraram ânimo e gratidão pelos conhecimentos e debates, refletindo a importância das oficinas formativas com públicos vulnerabilizados como importante estratégia na prevenção ao trabalho análogo ao de escravo.

Publicado em 19 de abril de 2024.

U.S. flag
PADF Portuguese_White

Program to End Modern Slavery (PEMS) Office to Monitor and Combat Trafficking in Persons

Esse artigo foi financiado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. As opinões, descobertas, e conclusões expressas aqui são de responsabilidade do(s) autore(s) e não refletem necessariamente as do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Share this:

Like this:

Like Loading...